DESCRIÇÃO GERAL DOS RECURSOS DO GPM

Estruturação analítica do projeto - Organograma - Planejamento dos trabalhos - Gerenciamento das informações de referência - Critérios básicos de projeto - Execução dos documentos técnicos - Recursos de acompanhamento e controle - Outros recursos


Execução dos documentos técnicos

Criação

  • Um documento planejado aparece em todas as listas e resumos com o status de não iniciado.
  • A criação física do arquivo do documento é feita quando o elaborador abre o arquivo pela primeira vez. O documento é então criado conforme planejado, com todos os dados de coordenação preenchidos, incluindo nomes do documento, do projeto, do cliente, nos de documento e da revisão, etc., e com todos os recursos para sua elaboração disponíveis e acessíveis através de suas propriedades.
  • O elaborador, designado pelo chefe de equipe, é o único que pode alterar o conteúdo técnico do documento. Se necessário, na ausência de um elaborador, o chefe de equipe pode nomear outro elaborador a qualquer hora, incluindo ele mesmo, para completar um documento. O GPM registra os autores das ações.

Elaboração

  • O GPM não interfere com a elaboração do documento, em seu conteúdo técnico, que é inserido pelo elaborador como em qualquer documento isolado do "software" que estiver sendo utilizado.
  • Ao terminar uma sessão de trabalho e fechar o documento, o GPM apresenta ao elaborador uma escala para que o mesmo marque o avanço físico da elaboração do documento. Esta informação é gravada no banco de dados, aparecendo atualizada em tempo presente em qualquer documento de acompanhamento e controle do projeto em que seja utilizada.

Verificação e aprovação

  • Ao terminar a elaboração, o elaborador libera o documento para verificação, clicando no botão 'enviar para verificação' no formulário 'propriedades' do documento. A partir daí, como em qualquer tempo, o elaborador pode visualizar o documento, mas não pode alterá-lo, a menos que seja devolvido com comentários pelo verificador ou pelo chefe de equipe. Em qualquer documento de acompanhamento e controle do projeto, o documento aparecerá como "em verificação".
  • Liberado pelo elaborador, o documento fica disponível para o verificador, que recebe do GPM, para trabalho, uma cópia só leitura e uma cópia para comentários. Os comentários do verificador podem ser feitos em cópia em papel ou nessa cópia para comentários. Se o documento retornar ao elaborador, este terá acesso a esta cópia 'comentada', mas não poderá alterá-la, devendo atender aos comentários, se forem pertinentes, no documento original. A cópia para comentários é preservada na forma como veio do verificador.
  • Terminada a verificação, o verificador retorna o documento para o elaborador, para atendimento de comentários, ou libera o documento para aprovação do chefe de equipe. Este pode enviar o documento para visto ou retorná-lo com comentários, feitos num campo próprio, ao elaborador. Nos níveis acima do chefe de equipe, cada responsável pode enviar o documento para um nível superior, até ele poder ser dado por concluído, ou retorná-lo ao responsável pelo documento no nível imediatamente inferior, com comentários.

Volta ao topo da página

Clique aqui para o próximo tópico: Recursos de acompanhamento e controle


© 2000 EMP - EMPRESA MINEIRA DE PROJETOS LTDA. Todos os direitos reservados (Última alteração em 13/11/2000)